quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Museu Cultura Periférica visitou o Museu Sankofa na Rocinha - RJ

Painel do Museu Sankofa na Rocinha - RJ


O Museu Cultura Periférica visitou o Museu Sankofa, localizado na Rocinha – RJ, que também faz parte do projeto Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Sankofa é uma palavra AKHAN das nações de Ghana e da Costa do Marfim.  Seu significado é "Devemos olhar para traz e recuperar o nosso passado, assim podemos nos mover para o futuro", baseado nessa ideologia estão recontando a história da Rocinha - RJ.


Firmino, Eu (Viviane) e Fernando.


Na ocasião formos recebidos por Fernando e Firmino, que nos levaram para um city tour pela comunidade. Subindo e descendo as ladeiras e vielas, conhecemos um pouco do cotidiano das pessoas, e encontramos semelhança com o nordeste. Reconhecemos-nos na feira livre, nas comidas, nas ervas medicinais, no gosto musical, no sotaque e na força do trabalhador.


Tio Lino e uma maquete do Morro do Vidigal.

Formos levados ao ateliê do artista plástico, Tio Lino, como é carinhosamente chamado. Ele que desenvolve o projeto “Troque uma arma por um pincel”, há mais de uma década vem retirando meninos e meninas do tráfico. Hoje têm alunos que se tornaram professores, e está desenvolvendo sua arte pelo Brasil a fora. Iniciativas como essa precisam serem reconhecidas e valorizadas.

À noite participamos da reunião do Sankofa, estavam presentes: Fernando, Firmino, Rose, Luís, Vicente, Eu (Viviane) e o Emerson (Museu do Horto – RJ). Aproveitamos a ocasião para relatar as últimas ações de cada museu e como estamos enfrentando as dificuldades que aparecem. Fortalecemos a parceria e marcamos um intercâmbio entre os museus, dessa vez com vinda do Museu Sankofa e o Museu do Horto à Maceió para conhecerem o espaço do Museu Cultura Periférica.        





Nenhum comentário:

Postar um comentário