segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1º CHÁ DE MEMÓRIA – JACINTINHO E HIP HOP


No dia 24 de fevereiro do corrente ano foi realizado o 1º Chá de Memória do Ponto de Memória do Jacintinho – Museu Cultura Periférica. A noite caiu numa avenida de um dos bairros mais populosos de Maceió e as pessoas foram chegando, se abraçando, rindo, revendo amigos, conhecendo outros. Vieram senhoras, senhores, mulheres, homens, adolescentes e criança. As gerações se encontraram numa roda para ouvir e compartilhar suas memórias, trazendo a tona velhas histórias e suscitando novas emoções. Recebemos a visita da consultora do Ibram, Lavínia Santos; representante do Pronasci local, Paulo Sérgio; representante da Secretaria de Articulação e Ação Social, Elenilton; o coreografo e professor, Jorge Schutze.

A primeira pessoa convidada para iniciar a roda de memória foi D. Angelita de 86 anos, que há 67 anos reside no Jacintinho, após sua fala convidou uma amiga para dar continuidade. Um a um foi sentando na cadeira da memória e contando a história da formação do bairro do Jacintinho, porém mais importante que isso foi conhecer a trajetória de vida de cada indivíduo e como se deu a superação dos problemas e a luta que travou para realizar seus sonhos.

Na mesma noite tivemos a presença dos meninos e meninas do Hip Hop, velhos parceiros e que também fazem parte do museu. Compartilharam conosco suas histórias no Movimento de Hip Hop Alagoano: Arnaldo e Fabrícia (bgirl FBA). Relataram a luta de divulgar o movimento num estado que ainda não valoriza como deveria. Tivemos uma roda de break feminina, as meninas deram um show. Essa linguagem que representa o modo de viver na periferia. Todos sentiram falta de Paulo (coordenador da Posse Atitude Periférica) que desde abril de 2010 abraçou a proposta do Museu Cultura Periférica,  apesar de ter ido morar em São Paulo deixou suas representante aqui: Maria e Isabelly. Ele mesmo longe continua contribuindo com a luta, um exemplo é a logomarca do museu que é um de suas obras.

Só temos a agradecer a todos que participaram dessa noite memorável!


Vejam algumas fotos dessa noite inesquecível:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário