sábado, 26 de maio de 2012

Resultados do Conexão Ibram em Alagoas


Foto de Paulo Rio
O Conexão Ibram em Alagoas foi um marco na história do Museu Cultura Periférica por nos proporcionar uma integração com os museus alagoanos, algo que ainda não existia. Começamos a fazer parte do Sistema Alagoano de Museus; Iniciamos conversas que desembocará em parcerias com alguns museus de Maceió.

Nós estamos há dois anos e meio participando do universo museológico, temos avançado bastante, mas sentimos a necessidade de um museólogo ao nosso lado. Éramos órfãos, mas os bons ventos nos trouxeram Júlio César Chaves que felizmente disse sim ao nosso pedido. Obrigado Júlio por demonstrar o seu comprometimento com a causa da museologia social!

Os temas debatidos durante o evento: Programa iMuseus, Programa Nacional Setorial de Museus, Estatuto de Museus e Novos Instrumentos de Gestão, Patrimônio Cultural em Risco e a Integração de Ações Públicas, Programa Pontos de Memória, Estratégia de Fomento e Financiamento aos Museus. As explanações e as perguntas contribuíram para um maior discernimento sobre esses assuntos. 

Esteve debatendo sobre o Programa Pontos de Memória a técnica do Ibram, Nicole Reis, que traçou a trajetória dos PMs, o objetivo e os avanços desses espaços. A platéia se mostrou muito interessada nesse assunto, na ocasião tivemos a chance de explanar um pouco sobre as ações desenvolvidas pelo Museu Cultura Periférica. Ressaltamos que o objetivo é o resgate do passado, mas acima de tudo uma integração com a vida das comunidades. Um exemplo disso é a luta em que estamos envolvidos em prol da permanência e urbanização da Vila de Pescadores de Jaraguá. 

O Conexão Ibram em Alagoas foi um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário