segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um reino chamado Muquém

Foto: Viviane Rodrigues
“... Vim de Luanda meu pai é rei Eu sou princesa negra minha Palavra é lei. Vim de Luanda, meu pai é rei, eu sou princesa negra minha palavra é lei. Bate tambor bate atabaque, repica agogô na imensidão... Hoje o decreto diz seja livre e feliz minha palavra é lei...”

O Museu Cultura Periférica anuncia com uma grande alegria a parceria com o Projeto Remanescentes que está encenando o espetáculo de dança afro: "Um reino chamado Muquém". Em Alagoas existe uma lacuna em relação a espetáculos que tratem da história de resistência do povo negro alagoano (nós), por isso ficamos felizes em apoiar essa iniciativa que vem para dar visibilidade e fortalecer a cultura negra. 

O coreógrafo Jadiel Ferreira explica que "O espetáculo de dança, “Um reino chamado Muquém” tem como fonte de pesquisa a comunidade remanescente de quilombo Muquém, situada na cidade de União dos Palmares em Alagoas. Eles trazem em seus corpos, na oralidade e em seu cotidiano toda ancestralidade afro-brasileira. Descendentes de reis, rainhas e guerreiros que lutaram, resistiram e instituíram o maior símbolo de organização política desse país: o Quilombo dos Palmares".

Nesse contexto o espetáculo mistura  realidade e ficção contando a história de Dandara, uma rainha guerreira do Quilombo dos Palmares. A história tem sido silenciosa, em especial, com as mulheres negras que lutaram lado a lado de seus companheiros em prol da construção de uma nova sociedade. No Quilombo dos Palmares houve muitas mulheres guerreiras, uma delas é a grande Dandara que recebe uma justa homenagem nesse espetáculo.
Sua estréia será dia 15 de agosto na Praça Sinimbú, no Centro de Maceió. Em breve teremos a honra de recebê-lo em nosso chão: O Jacintinho.

Visitem o blog do Projeto Remanescentes;
http://www.remanescentesmuquem.blogspot.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário